Seguidores

sábado, 21 de novembro de 2009

Reletindo sobre trabalhar com Surdos

Refletindo sobre Recursos Visuais Postado por Trabalhando com surdos .

Marcadores: Recursos visuais

Algumas atividades podem contribuir para aquisição da leitura e escrita do aluno surdo. É importante não se equivocar com relação ao uso dos recursos visuais, venho notando que alguns professores resumem o uso de recursos visuais a vídeos legendados e cartazes.
É necessário um olhar crítico sobre esse procedimento, pois não é suficiente o professor apresentar um conteúdo novo, através destes recursos e logo após pedir uma produção textual de um aluno surdo.
É válida a tentativa do professor de usar cartazes ou até mesmo vídeos legendados, isso vai ajudar no entendimento do enredo do Tema. O que precisamos ter em mente é que diferente do ouvinte o surdo não chega á escola com um conhecimento prévio, com uma Língua. Todo conhecimento será repassado pela escola, sendo assim ao trabalhar um texto, o professor deve explorar de forma criativa, e diversificada dos os recursos possíveis.
Tudo isso deve tem como aliado o texto, devemos levar o aluno a ter contato com o texto escrito, esse contato pode acontecer, após o vídeo, ou exposto no quadro de giz ao lado de cada gravura, para que este relacione o escrito com as cenas.
O professor pode explorar atividades que envolvam conteúdos do texto, aproveite os contos e as fábulas para trabalhar de forma interdisciplinar, fazendo com que o estudante faça relação ao tema em contextos distintos. Atividades podem ser desenvolvidas para reforçar a leitura e a escrita, sendo assim o Surdo terá oportunidade de rever as palavras.
Utilize metodologias diferentes, planeje atividades, com diferentes graus de dificuldades, mudar a temporalidade dos conteúdos, faça uma opção por trabalhar com projetos, pois um tempo maior, pode fazer com que o professor note mudanças no processo ensino aprendizagem do aluno Surdo.


fonte:http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com/search/label/Recursos%20visuais

Educação especializada - LIBRAS

PARA EDUCADORES DO BRASIL.

Projeto Arara de Leitura Projeto Arara de Brinquedo Biblioteca Digital em Libras Caderno Acadêmico Centro Virtual de Cultura Surda
Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade
Pesquisas em Estudos Surdos /
AC_FL_RunContent( 'codebase','http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=9,0,28,0','width','50','height','10','src','menu_revista','quality','high','pluginspage','http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash','movie','menu_revista' ); //end AC code

Livro Didático Digital/MEC

Boa pesquisa.
Espero que seja para o seu melhor.
Um forte abraço.
Publicada por Educadora Susana Weyl

FONTE:http://tiabolinha.blogspot.com/2009/07/seja-feliz.html