Seguidores

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ENSINO DAS ARTES VISUAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por : Ester Andrade Elias


Ao longo de alguns anos, a escola pública municipal de Vitória da Conquista vem sofrendo transformações consideráveis. Vivemos em um mundo imagético, estamos rodeados por imagens, e junto com as imagens, percebemos também a forte presença da arte.
A arte está em nosso dia-a-dia. Hoje as escolas municipais de Vitória da Conquista se preparam, desde os seus profissionais até aos recursos que irão facilitar a inclusão diversificada nas múltiplas leituras de mundo como também de texto e de sons, de imagens e outras.
Segundo (Rezende 2005, p.11), ”lemos o mundo e no mundo”. O entendimento dessa imagem nos faz compreender melhor que cada ser humano tem um jeito próprio de ser e de ler, isso porque somos seres singulares. Mesma o estando diante de uma única imagem, está possibilitará infinitas leituras, e cada pessoa fará a sua leitura, segundo a sua história pessoal, a sua cultura e seu contexto.
É pela visão que alcançamos as pessoas, os objetos, as formas, enfim, o mundo ao nosso redor. Ver é um exercício de construção perceptiva, sendo que os elementos selecionados e percurso visual podem ser educados. Segundo Barbosa (1999, p. 46) em relação à arte e a experiência estética:
[...] as artes plásticas, que entre outros
estímulos, provocam a experiência estética
visual, devem incluir hoje muito mais que o
óleo em moldura dourada o mármore
sobre o pedestal dos museus. Devem
incluir artesanato e arte popular, em particular,
e a mídia eletrônica como cinema e televisão.

No decorrer do dia-a-dia da criança na escola, as artes visuais estão presentes. Quando rabisca e desenha no chão, na areia e nos muros, nos objetos, nas paredes, no próprio corpo. Ao utilizar o reciclado material encontrado ao acaso, as artes visuais estão sendo utilizadas pra expressar experiências sensíveis.
As artes visuais são formas importantes, de expressão e comunicação humana, o que por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral e na educação infantil, particularmente.
A confiança do educador entre exercer seu trabalho flui naturalmente diante de seus alunos, utilizando de recurso diversificado tornando, portanto, suas aulas prazerosas e mais interessantes. Dos mais diversificados recursos uma boa sugestão é conduzir os alunos de Educação infantil a observar a pintura e assim iniciarmos uma trabalho de registro das varias leituras que surgiram.
Assentados no chão em circulo a professora vai conduzir uma leitura individual o que eles acham da pintura, o que mais gostaram o que não gostaram? Se não gostam o porquê ? Quem tem pinturas em casa? Como é o nome dele do pintor? Quem conhece a música?

Admirada

Lateralidade e Educação Fisica

por: Ester Andrade Elias

No estudo de Educação Física, chamamos atenção ao tema lateralidade corporal, este conteúdo possibilita a criança compreender por meio de sua motricidade às questões de localização: dentro e fora, em cima e em baixo, a frente e a trás, direita e a esquerda. Esta compreensão é corporal.
Durante as aulas de Fundamentos e Metodologias do Ensino do Movimento observou – se que a aquisição dos pré-requisitos como: esquema corporal, coordenação motora, organização temporal e espacial, entre outros, são essenciais para que a criança consiga se relacionar com o mundo e compreender esta realidade.
A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos. Descobre que o seu corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, que capta imagens, que recebe sons, que sente cheiros e sabores, dor e calor, que se movimenta. O corpo é o centro, é o espelho afetivo-somático da imagem de nós mesmos, dos outros e dos objetos. A lateralidade é a bússola de nosso corpo. É através dela que o mesmo se situa no meio ambiente, manifestando-se ao longo do desenvolvimento e das experiências. A Educação Física desempenha um papel de relevante importância na vida escolar da criança, pois pode realizar a mediação entre a prática e o processo de aprendizagem utilizando o corpo como instrumento de construção real do conhecimento.
Acreditamos que para o aluno poder garantir um desenvolvimento harmonioso, deveriam constar atividades e exercícios direcionados para a afirmação de lateralidade, coordenação estática e dinâmica, equilíbrio, dissociação de movimentos, percepção temporal, relaxamento e pequenos jogos.
Dentre jogos de atenção, destacamos: Par e Ímpar e Jogo dos Números e Dando as Mãos. No jogo Par e Ímpar, os alunos se organizam em duas ou mais colunas distantes entre si cerca de três metros. A professora combina qual a coluna é par, e qual coluna é ímpar e lateralmente traça uma linha a uns 15 metros de cada coluna. Se a professora gritar um número par, os alunos da coluna par fogem e são perseguidos até o limite pelos alunos ímpares, e vice-versa. Aos poucos, acrescentam-se cálculos, somas, diminuições, multiplicações, divisões etc.




REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Pacher. Luciana Andréia Gadotti. Lateralidade e Educação física. lucianapacher@terra.com.br

http//:www. www.icpg.com.br