Seguidores

domingo, 28 de setembro de 2008

Gata Borralheira




Era uma vez, um comerciante rico, viúvo, que vivia com sua filha, uma linda menina. Como viajava muito e para não deixar a filha só, resolveu casar, com uma senhora também viúva e que tinha duas filhas, que tinham tanto de feias como de más.
O pai da menina teve de partir numa das suas longas viagens, deixando-a com a madrasta e as suas filhas.
De tão más, transformaram a menina em criada delas, mortas de inveja pela sua beleza e bondade começaram a chamar-lhe gata borralheira.
A pobre menina tinha de fazer todos os serviços, lavar, passar, cozinhar...
Certo dia, no palácio, houve baile onde compareceriam todas as jovens do reino, afim de o príncipe escolher noiva. A madrasta e as filhas pensavam que o príncipe as ía escolher a elas, e não paravam de provar
vestidos, pintavam-se, penteavam-se e olhavam-se ao espelho.
Enquanto gata borralheira, tinha de fazer todos os trabalhos e proibiram-na de ir ao baile. Lá partiram para o baile, deixando gata borralheira, sozinha, cheia de trabalho.
Mas, quando chorava a sua triste sorte, apareceu-lhe a fada madrinha. Que lhe tocou com a varinha mágica e viu-se vestida com um lindo vestido. A fada, transformou uma abóbora em coche, quatro ratos em cavalos, um gato num cocheiro e duas baratas em sapatinhos de cristal.
Mas a fada, recomendou-lhe que, à meia noite tinha de regressar, pois o encantamento acabava.
Quando a gata borralheira entrou no salão do palácio, todos ficaram impresionados com a sua beleza. Especialmente o príncipe, que dançou com ela toda a noite.
Começaram a soar as doze badaladas e gata borralheira saiu correndo sem se despedir do príncipe, perdendo um sapatinho na escada.
O príncipe apaixonara-se por gata borralheira e para a encontrar, resolveu correr todas as casas do reino, para ver a quem servia o sapatinho.
Por fim chegaram a casa de gata borralheira, as filhas da madrasta experimentaram-no, mas em vão. Quando gata borralheira calçou o sapatinho e este serviu-lhe ficaram mortas de inveja.
O príncipe, ficou muito feliz por ter encontrado a sua princesa, alguns meses mais tarde casaram e foram felizes para sempre.

Nenhum comentário: