Seguidores

sexta-feira, 26 de março de 2010

ESCRITA E LEITURA DO PRÓPRIO NOME

ALINE

BÁRBARA

BIANCA

DÉBORA

DENISE

EDUARDO

ELIAS

ESTER

FÁBIO

FELIPE

GILMAR

GUSTAVO

JOÃO

JORGE

KÁTIA

LUANA

MARGARETE

NEUMA

NÚBIA
VITÓRIA

Para cada tipo de atividade exige uma determinada organização:

- Apresentar uma lista com todos os nomes da classe. Escrever todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Pois, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra.
- Pedi que a criança localize na lista o próprio nome. Depois, usando letras móveis cada um montar seu nome.

- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a
sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.

- Identifcação de quantos alunos tem na sala que começa com a mesma letra do seu nome.

- Escrever o nome dos colegas que estejam logo acima do seu nome e o do colega que esta logo abaixo.

Desenvolvimento das atividades:

1. Selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns
exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar cadeira, cadernos,
desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes).

Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.

2.Identificar a quantidade de letras usadas para escrever cada nome.


É preciso que se considere no aluno:

* O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.

* As características concretas da sala e individuais dos alunos.


Conteúdo:

Leitura e escrita de nomes próprios


Tempo estimado:

Um mês


Material sugerido

- Folhas de cartolina com lista dos nomes das crianças da classe impressos

- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm( para os crachás)

- Folhas de papel graft, cartolina ou sulfite A3 ( para as letras do alfabeto movel).

- Envelopes tamanho (carta comum) para colocar as letras moveis.


Ao final das atividades sugeridas a criança deverá:

- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar seu próprio nome(etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula(chamada) organizar listas de trabalho e brincadeiras).

- Identificar a escrita do próprio nome.

- Escrever o próprio nome com e sem modelo

- Ampliar o conhecimento de letras.

- Identificar a escrita dos nomes dos colegas da turma.

Nenhum comentário: